Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O SONHO DO EMPREENDEDOR




Costumamos definir o empreendedor como “alguém que sonha e busca transformar o sonho em realidade”. Nesse conceito, o sonho é visto como na linguagem do dia-a-dia: “Meu sonho é ser engenheiro... é casar... ter filhos... vencer na vida”. É o sonho que se sonha acordado. 

Este conceito é simples, mas, na prática, encontra dificuldades, porque a nossa sociedade não nos estimula a sonhar. De fato, o sonho não faz parte da pedagogia das escolas, nem do lar, tampouco da rua.


A escola não pergunta sobre o sonho porque lida com conteúdos e sabe as respostas para eles. Além do mais, tem a intenção de exercer controle. Como para o sonho, não há respostas e nem ele se deixa controlar, não é tema escolar. A família, como a de Luísa, prefere “convencer” a filha a seguir uma profissão que a dignifique. Socialmente, o sonho não é estimulado, porque sonhar é perigoso: comunidades que sonham constroem o seu futuro e não se deixam dominar.


Então, como funciona tal conceito? O indivíduo sonha, mas sonhar somente não define o empreendedor, conhecido também por sua capacidade de fazer. Ele deve buscar a realização do seu sonho. Ao agir para transformar seu sonho em realidade, o indivíduo é dominado por forte emoção, que libera a maior energia de que se tem notícia: a energia de quem busca transformar seu sonho em realidade. Empreender é, portanto, um ato de paixão. 

Ao se apaixonar, o indivíduo faz vir à tona o potencial empreendedor presente na espécie. E libera as características empreendedoras: a persistência, o conhecimento do ambiente do sonho, a criatividade, o protagonismo, a liderança, a auto-estima, a crença em si mesmo, a crença em que seus atos podem gerar consequências.


É fácil perceber que a perseverança é um atributo de quem gosta muito do que faz. A liderança nasce da capacidade de convencer pessoas a nos apoiar e seguir. Só um apaixonado consegue se dedicar tanto a um sonho a ponto de conhecê-lo na sua integridade e assim adquirir a capacidade de seduzir pessoas para participar de sua realização. A criatividade está presente em quem se dedica com abandono a um tema, algo alcançável somente pelos apaixonados. Apenas o sonhador que busca a realização do seu sonho é protagonista e autor da sua vida.


É no exato momento em que o sonhador busca transformar seu sonho em realidade que nasce a necessidade de saber. Em outras palavras: somente quem sonha (ou consegue formular seus sonhos) precisa aprender algo. Ou seja, o indivíduo que está motivado para realizar seu sonho saberá desenvolver, segundo seu estilo pessoal, métodos para aprender o que for necessário para a criação, o desenvolvimento e a realização de seu sonho.



Sucesso e fracasso

Implícita neste conceito está a redefinição das idéias de sucesso e fracasso. Está em situação de sucesso quem busca, e não quem realiza, um sonho. Mesmo porque os sonhos, metaforicamente, não são realizáveis — quando se tornam realidade, os sonhos deixam de produzir a emoção que geravam no momento anterior.


Por seu turno, fracasso não é não conseguir realizar os sonhos, mas desistir de realizá-los. A única situação de fracasso é a desistência. Para conhecer mais sobre a Teoria Empreendedora dos Sonhos, consultar nosso livro Pedagogia empreendedora.



Trecho do livro O SEGREDO DE LUÍSA - autor Fernando Dolabela

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Consultor em gestão de negócios, especialista em Auditoria e Treinamento, focado na implementação do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente, e Qualidade - SASSMAQ, Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001, Sistema Gestão de Pessoas - RH, bem como, aplicação de metodologias de Organização e Métodos, e Planejamento Estratégico. Atuo no sentido de sensibilizar e educar as pessoas nos novos conceitos que serão colocados em prática. Acredito que ao criar consciência para novos valores, isto atuará numa mudança comportamental com reflexos positivos pessoais e profissionais. Sócio fundador e diretor do Grupo VANGUARHDA, buscando um crescimento sustentável e significativo desde sua constituição, tendo mantido forte presença em seu mercado, atuando em vários segmentos, tais como: transportes, logística, metal-mecânica, artigos de borracha, Indústrias Químicas, comércio e serviços. Meu Twitter:@ismavanguarhda